segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mil folhas cura quase tudo



Nome em português: mil-folhas, milefólio
Nome latimAchillea millefoliumNome inglêsmilfoilyarrow
Nome francêsMillefeuille
Nome alemãoSchafgarbe
Nome italianoachillea
FamíliaAsteráceas (Asteraceae)
ConstituintesÓleos essenciais, sesquiterpenos, cumarinas, proazulenos, azuleno, camazuleno, flavonóides, alcalóides, ácido salicílico, tanino, insulina.
Partes utilizadasToda a planta: capítulos secos, flores, ervas (partes aéreas em geral).
Efeitos da mil-folhasUso interno
Tônico amargo, adstringente, espasmolítico, antiespasmódico

Uso externo
Adstringente, antiflogístico (contra as inflamações), antiinflamatório, cicatrizante 




É Mil-folhas é uma planta medicinal por excelência e possui qualidades antissépticas fantásticas. Com ela não você evita  infecção e ela poderia ser chamada de iodo ou mercúrio-cromo da natureza. Suas folhas e flores são consideradas tônico digestivo, remédio contra cálculos renais, calmante cardíaco, enfim, no uso interno é um verdadeiro cura-tudo. No uso externo, cura toda a sorte de ferimentos, úlceras, contusões, hemorragias do nariz e hemorroidas.
 
Em resumo, cura  ferimentos, estanca hemorragias, alivia dores (de dente, por exemplo), combate gripes e resfriados, é um tônico digestivo, baixa a febre, ajuda nos transtornos urinários e nos problemas menstruais. E existem ainda outros usos para a mil-folhas. Com ela se faz um vinho e também um licor. Nos meios rurais é utilizada não só devido às suas numerosas propriedades medicinais, mas ainda para conservar o vinho, introduzindo-se no tonel um pequeno saco com sementes.

Sem comentários:

Enviar um comentário